quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Relatório APS- Literatura Brasileira: Prosa


Nesta atividade de APS foram realizadas nove pesquisas que abordam determinados assuntos sobre algumas obras, segue os tópicos abordados:

Levantamento de Pesquisa Bibliográfica sobre trabalhos acadêmicos: Carta de Pero Vaz de Caminha e Sermão da Sexagésima.

As personagens femininas de Alencar, com enfoque na personagem Aurélia da obra Senhora. 
Analise de perguntas de vestibular referente a obra Memórias de um Sargento de Milícias e a importância dessa obra sobre a Literatura. ,

Ambientação da obra o Cortiço, aspectos descritivos e seleção de vocabulário.

Análise da ironia e das estratégias criativas da escrita machadiana. Memórias Póstumas de Brás Cubas x O caso da vara

Os trabalhos objetivam estudar as obras mais a fundo, e determinados aspectos de cada uma delas, levando-nos a buscar comparações e a fazer uma leitura mais profunda para a elaboração das pesquisas. Analisamos as características de cada autor e suas intenções de acordo com sua época.

Começamos por analisar a Carta de Pero Vaz de Caminha, documento histórico que retrata a chegada dos portugueses ao Brasil em (1500) e o Sermão da Sexagésima, ambas são manifestações literárias do Brasil Colonial e servem como registro histórico. Os estudos mostram estratégias de linguagem nos textos e a forma de persuadir os leitores a acreditarem no que era dito, porém somente o sermão discute estratégias mais complexas de argumentação, há estudos relacionados também no que se refere ao registro histórico dos documentos, o retrato do índio, e a gramática da época. 

Já na obra TIL, temos uma representação heróica da personagem Berta, o autor idealiza ela como uma garota bondosa, graciosa, fisicamente frágil, porém há uma antítese quanta a sua personalidade forte, o que não era muito comum nas mulheres da época, quanta as personagens secundárias como Besita, Zana, Nhá tudinha, Dona Ermelinda e Linda são as representações das mulheres da época de acordo com o olhar masculino do autor, representam a fragilidade e a dependência feminina.

Em Memórias de Um Sargento de Milícias realizamos uma breve análise de perguntas de vestibulares, para responder essas questões, além da leitura da obra é preciso conhecer o contexto em que ela foi escrita e realizar uma análise mais profunda quanto aos personagens e o período literário, Romantismo. 

No Cortiço os personagens apresentam vocabulários na sua originalidade, e os instintos naturais do ser humano, tais como o sexual e o de sobrevivência, há uma certa influência do meio ambiente sobre esses personagens, o Cortiço é um personagem vivo que cresce e se desenvolve na obra e determina o caráter moral de seus habitantes. 

Em Memórias Póstumas de Brás Cubas e o Conto da Vara, Machado pensava a frente de seu tempo, com sutilidade ele usava do recurso a ironia para criticar a sociedade Burguesa, sempre muito sutil, e nunca nos revelando de fato o que seus personagens pensam ou fazem, mas deixando subtendido para a interpretação do leitor.

Para Licenciatura esses trabalhos foram importantes para nos fazer conhecer melhor essas obras e seus autores, e possibilitará maior facilidade para atuar na área profissional, como professor, dando-nos a oportunidade de uma melhor preparação de aula e explicação para os futuros alunos. 

Para o Bacharelado as obras são de estrema importância, pois nós da à oportunidade de olhar em várias óticas, cada obra de forma crítica, identificando aspectos específicos de cada autor, aumentando nossa consciência de que cada caso deve ser analisado de forma única, pois cada obra e cada estilo são únicos. Ampliando nossa visão de cultura, sendo que tão importante é o conhecimento e tradução de cultura, quanto à tradução literal das palavras em si.   

Letras Noturno- Campus Vergueiro
Aline Aureliano Alves 
Janete Pereira de Oliveira 
Mariana Gouveia de Souza 
Regiane Lopes da Silva
Rosana Cristina dos Reis Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário