É possível encontrar inúmeros textos acadêmicos que tem como referência
a Carta de Pero Vaz de Caminha e o Sermão da Sexagésima. As obras
apresentadas servem como um registro histórico acerca do Brasil Colonial, já que
ambos textos retratam basicamente o mesmo período, o Quinhentismo, que tem
como marca incial a Carta de Pero Vaz de Caminhas em (1500).
Para Antônio Cândido, em sua concepção de literatura como sistema, não é
possível considerar essas obras como parte do que ele considera como sistema
literário:
“A existência de um conjunto de produtores literários mais ou menos
conscientes de seu papel; um conjunto de receptores, sem os quais a obra
não vive; um mecanismo transmissor (de modo geral, uma linguagem,
traduzida em estilos), que liga uns a outros” (p. 23).
O que para autor significa que esses textos são apenas manifestações
literárias do Quinhentismo.
Embora ambos os textos não tivessem de fato uma intenção literária,
apresentam em comum o olhar do colonizador sob a terra e podem ser estudado
sob outros aspectos. Há inúmeros textos acadêmicos que tem como referência a
Carta de Pero Vaz de Caminha e o Sermão da Sexagésima estes estudos em
grande parte estão relacionados a área de Letras e História.
No ponto de vista da História como um documento histórico que apresenta
dados ocorridos no passado, os trabalhos analisam também a perspectiva do
Português a respeito do índio e a forma que o mesmo é retratado, além de
analisar a escrita de Pero Vaz e os elementos principais encontrados em sua
carta. Já na perspectiva de Letras além de ser um documento histórico possui
também valor Literário e que fala sobre a Gramatica da época utilizada na carta e
sobre a forma que o índio é visto e descrito pelo autor.
Quanto ao Sermão do Padre Vieira um do tema mais utilizado são os tipos
de argumentos; e as estratégias gramaticais mais usada para que se tenha um
discurso claro e eficaz, após muito tempo passado ainda é utilizado as mesmas
estratégias de discurso argumentativo na esperança de convencer um Público
Alvo sobre o que se quer passar. Nos trabalhos dos cursos de Letras, Historia e
Linguística, é notável que o escrito tem como foco principal falar das estratégias
de argumentação usadas para convencimento dos leitores do texto.
Em síntese, os trabalhos mostram as estratégias de linguagem que são
usadas na carta que é escrita de uma forma, que os leitores tenham interesse de
conhecer esta nova terra e no sermão que tem o objetivo persuadir os leitores os
fazendo acreditar nas ideias a eles apresentadas. O Sermão usa uma forma de
difícil compreensão aos ouvintes, para que assim eles acreditem que por ser um
escrito complexo, seja recebido como verdade absoluta. Os trabalhos discutem
estas estratégias de argumentação que fazem com que os ouvintes acreditem e
concordem com o escritor.
http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llpt/I_a_P/Lit_ Brasilr_I/aula_01/02.html> Acesso em: 20 de Agosto de 2017
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/viewFile/10915/ 8606
https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/14012
http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n37/a05v17n37.pdf
http://www.revistaversalete.ufpr.br/edicoes/vol4-07/13%20A%20constru%C3%A7 %C3%A3o%20aleg%C3%B3rica.%20Joise%20Maria%20Luft%20PRONTO.pdf
http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2010/roberta_ribeiro_prestes.pdf
http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/viewFile/248/201
http://www.repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/3461/2/20209400.pdf
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/105144/000941278.pdf?sequen ce=1
Aline Aureliano Alves
Janete Pereira de Oliveira
Mariana Gouveia de Souza
Regiane Lopes da Silva
Rosana Cristina dos Reis Oliveira
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