sexta-feira, 20 de outubro de 2017

As personagens femininas de Alencar

O livro Til é um romance que retrata o século XIX, onde podemos encontrar grande reverencia nacionalista, uma das grandes características de Jose de Alencar, e do Romantismo. O cenário escolhido é do interior de São Paulo e conta uma historia de tema universal, que é a luta do bem contra o mal. Uma historia sobre as classes sociais rurais, e centros urbanos, separando os proprietários de terras, escravos e pessoas humildes.

Falaremos das personagens femininas dessa história, são elas, Besita, Zana, Nhá Tudinha, Dona Ermelinda, Linda e a nossa personagem principal Berta.

Besita é a mãe biológica de Berta, era uma moça humilde, considerada a mais bela da cidade que foi alvo da paixão de dois homens, Luís Galvão e Jão Fera, mais que acaba se casando com um terceiro o Sr. Ribeiro, logo após seu casamento é enganada, e acaba grávida de Luís Galvão, depois do nascimento de Berta, é assassinada por seu marido logo após ele descobrir sua traição.

Zana era mucama de Besita, e sabe os segredos de família, inclusive sabe que Berta é filha de Luís Galvão, mais a serviçal enlouquece depois de presenciar o assassinato de sua Senhora.

Berta acaba sendo criada pela mãe biológica de Miguel, Nhá Tudinha é viúva, é acaba por perder grande parte de seus bens devido a uma má colheita, uma mulher cujas características físicas se mistura entre feminino e masculino, ela e a personificação de antítese, anjo-demônio.

Dona Ermelinda um pessoa gananciosa, que teve uma educação europeia e digna de uma dama de sua época e gosta de controlar tudo a sua volta, ela é esposa de Luís Galvão, mais não conhece o passado do marido, é uma mulher que não segue os costumes do interior paulista, vive nos moldes europeus e sua falta de simpatia a encaixa no perfil da senhora típica dos livros de Alencar.

Linda é filha de Luís Galvão, irmã de Afonso, e amiga de Berta, tem uma personalidade dócil, ela é uma menina educada nos moldes da sociedade da época, mas ela não faz distinção de classe social e é amigável com todos, é a personagem responsável pelo romance que é contado na história, ela é apaixonada por Miguel e com a ajuda de Berta está paixão acontece.

As personagens seculares são importantes na história, mas o romance está totalmente focado na personagem principal, todas as histórias estão em torno de Berta.

Nesta obra Berta é a típica heroína romântica, bondosa, feminina, pobre e que busca sempre ajudar o outro mesmo que para isso tenha que se sacrificar. Berta apesar de ser decidida e corajosa sempre foi protegida por Jão que representa a figura paterna em sua vida. No final da narrativa Berta tem a oportunidade de morar com seu legitimo pai, o Fazendeiro Luis Galvão, porém Berta nega o convite e continua com sua humilde vida na fazenda onde mora.

No capitulo III da obra, Alencar faz uma descrição de Berta, fisicamente sabemos que ela é uma moça de estatura pequena, magra, com vestimentas simples de origem humildade, porém há uma personificação feminina na figura de Berta já que ela também é uma mulher muito bonita. Contudo, nesse mesmo capítulo o autor deixa claro que há uma antítese na construção da figura de Berta, ao mesmo tempo em que ele a descreve com uma graciosidade feminina ela também é retratada com uma coragem e personalidade muito forte, o que não era comum no retrato das mulheres da época. “Busquem nela a graça da moça e encontrarão o estouvamento do menino.” Pg.6

No sec XIX a mulher era vista com um ser frágil e não tinha voz nem diretos na sociedade ou em sua casa, as obras de Alencar de maneira sutil retratam esse pensamento, mesmo que suas personagens femininas sejam sempre heroínas no final percebemos que o autor nos da como que uma lição, e a mulher volta a ser um individuo sem direitos, é perceptível que na obra há certo contraste entre as personagens, já que Berta é a típica heroína, as personagens secundárias, representam a fragilidade feminina, temos como exemplo Besita que é assassinada pelo marido, Zana que fica enlouquecida, Nhá tudinha que representa a dona de casa que sempre está realizando seus afazeres domésticos, enquanto Dona Ermelinda e Linda representam a educação baseada no molde das épocas.

Bibliografia
ALENCAR, José de. TIL. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos. 6 p. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000142.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2017.


Aline Aureliano Alves
Janete Pereira de Oliveira
Mariana Gouveia de Souza
Regiane Lopes da Silva
Rosana Cristina dos Reis Oliveira


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