quarta-feira, 23 de março de 2016

Projeto de Literatura Portuguesa

Introdução

Este trabalho mostra como esta à defasagem no aprendizado de literaturas nas escolas hoje em dia e tem como objetivo trabalhar a Literatura na sala de aula de uma forma diferente da que vem sendo usada por professores em geral, utilizando assim as novas tecnologias que estão constantemente presente na vida dos alunos, para que desta forma haja uma interação e um aprendizado maior entre alunos e literatura.

Objetivos

Despertar o interesse dos alunos pelas obras literárias, que eles não vejam a literatura de forma mecânica, chata, apenas decorar personagens principais e seus períodos. Mas que eles possam ter competência crítica para analisar, observar e interagir com diversos tipos de contextos literários de época, analisando toda a sociedade, a política, as pessoas comuns, a igreja e verificar semelhanças entre o texto lido com o meio socioeconômico e político em que ele vive.

Justificativa 

Hoje um dos maiores problemas para se trabalhar a literatura em sala de aula é o desinteresse dos alunos, que veem os textos literários como uma obrigação, devido à forma de ensino dos professores que em geral impõe cobranças e deixam de trabalhar o contexto da literatura como um todo, isso acarreta no desencontro entre literatura e aprendizagem, o aluno se afasta da compreensão de sentido do texto literário porque ele está cada vez mais distante do seu contexto de realidade.
De acordo Lajolo (1994), "Ou o texto dá um sentido ao mundo, ou ele não tem sentido nenhum. E o mesmo se pode dizer de nossas aulas" pg. 12.  Para superar o desinteresse do aluno pelas aulas de literatura é necessário fazer com o aluno entenda a inserção histórica do texto e suas críticas, mas também relaciona-las ao cotidiano do aluno de forma significativa através de recursos tecnológicos porque sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos, tornando-se um recurso pedagógico fundamental para aprendizagem significativa, trabalhando o conhecimento de forma interdisciplinar, sendo o professor um mediador da construção de conhecimento obtido através do tema trabalhado.
Assim, pretendemos que através do tema: “A crítica moral na obra de Gil Vicente”, os alunos interajam com as obras, refletindo a cerca dos temas abordados e se posicionando criticamente através de discussões construtivas fugindo das atividades repetitivas passadas em sala, potencializando os trabalhos por meio de recursos tecnológicos contribuindo para a contextualização do tema trabalhado, desenvolvendo competências e conhecimentos interdisciplinares , troca de experiências e percepção para entender que a obra de Gil Vicente é um rico material para reflexão sobre a crítica e a satírica da sociedade.

Metodologia

Os recursos utilizados em sala para o ensino da literatura ainda não desenvolve nos alunos a competência critica, porque o professor que deveria atuar como mediador desse processo de aprendizagem entre aluno e literatura não considera a interpretação crítica e ideológica do discente, trabalhando textos canônicos com questões de interpretações de livros didáticos e fichamentos, ou seja, atividades que tornam a leitura mecânica e repetitiva, o problema não está no material utilizado, mas a forma como ele é utilizando, pois não proporciona a interação entre leitor-texto, não contempla suas ideias e não é possíveis estabelecer relações a partir da leitura. É preciso, que aluno absorva dos textos literários significados, levando em consideração a época de inserção do texto e o contexto social do discente, e o professor, faça o aluno encontrar semelhanças entre ambos os contextos históricos, se posicione criticamente e através de debates possa construir e fundamentar o sentido dos textos utilizados. Para Lajolo, o desencontro entre literatura e aluno vem do desencontro que o professor também vive, por isso é preciso sinalizar os impasses sofridos pelo professor, de acordo com a autora: “sinalizando-os, ajuda a superá-los. Pois só superando-os é que em nossa aula se pode cumprir da melhor maneira possível, o espaço de liberdade e subversão que em certas condições, instaura-se pelo e no texto literário." Pg. 13.
Com o propósito de despertar o interesse pelas aulas de literatura, de modo que aproxime os conteúdos propostos com o contexto social critico e ideológico do aluno através de recursos tecnológicos disponíveis na escola, o tema trabalhado será “A Crítica Moral presente na obra de Gil Vicente” A proposta atual é apresentar o tema da seguinte forma:
- Introduzir o Humanismo para introduzir o contexto social e histórico. De forma expositiva, apresentar a obra de Gil Vicente, destacando suas principais obras como o Auto da Barca do Inferno e a Farsa de Inês Pereira, caracterizando suas contribuições para o teatro português e refletindo a respeito dos temas abordados.
- Os alunos devem listar os personagens principais de suas obras e caracterizá-los. Comparar os personagens com a sociedade atual, políticos, igrejas e pessoas comuns.
- A partir das comparações realizadas, os alunos devem elaborar em forma de poesia críticas a sociedade atual, retomando a produção literária da época.
 - Essas poesias serão postadas em blog da sala, que servirá como portfólio das atividades realizadas pelos alunos e blog pode ser divulgado em redes sociais como (Twitter, Facebook e Instagram,)
- Em seguida, serão realizadas releituras das obras, seja em forma de fotografia, teatro, música, caricatura ou história em quadrinhos para enriquecer o conteúdo do blog e criar discussões reflexivas a respeito das atividades postadas.
O tempo de realização do projeto é de quatro a cinco aulas que devem ser desenvolvidas na biblioteca e nos laboratórios de informática, para apresentar diferentes recursos aos alunos e tirá-los do ambiente comum da sala de aula, sendo o projeto aplicando para alunos do primeiro ano do ensino médio.
Ao final espera-se que o aluno possa fazer analises entre textos produzidos em diversos contextos, descobrindo o prazer pela leitura e de forma dinâmica integre as ferramentas tecnológicas em sala de aula com mais frequência, não se restringindo a interpretações presas a livros didáticos, mas relacionando com outras produções artísticas e suas respectivas transformações sociais e culturais, ajudando-o na compreensão não apenas do tema trabalhando, mas da sociedade em que vive, mostrando o valor histórico e social da obra literária.

Bibliografia 

Filologia, Reflexões sobre o ensino da literatura na sala de aula: entraves e possibilidades. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/06/007.pdf>. Acesso em 12 de março de 2016.

 LAJOLO, Marisa. Do Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. São Paulo: Ática, 1994.

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