terça-feira, 29 de março de 2016

Conhecendo melhor Gil Vicente

Gil Vicente


O teatro Vicentino, praticamente caracterizado pela sátira, era muito crítico em relação a sociedade de seu tempo, buscava através da sátira moralizante, retratar o desregramento social. Em suas obras pode se ver críticas a não aplicação da justiça, a demora nos despachos nos processos, aos abusos e escândalos do próprio sistema judiciário, bem como críticas a falta de fé e valores morais.

Ao buscar inspiração em textos religiosos, Gil Vicente não pretende difundir a religião e nem converter pecadores. Seu objetivo era mostrar como o homem, independente de classe social, sexo, raça ou religião era egoísta, falso, orgulhoso, mentiroso e frágil quando se tratava de satisfazer seus desejos da carne e do dinheiro.

Seu objetivo principal era criticar de uma forma cômica, mas não explicita, denunciando a corrupção na sociedade e na igreja, o empobrecimento do povo e, assim tentar alterar ou corrigir os costumes de uma época marcada pela falta de valores.

Os objetos de suas obras eram a corrupção na justiça, a prostituição, a ganância, a usura, a vaidade, a presunção do estatuto social.

Critica a sociedade portuguesa de seu tempo, tentando denunciar tudo aquilo que em sua opinião era merecedor de atenção e mudança. Foi corajoso denunciante da venalidade dos grandes, não poupando até a mais alta hierarquia eclesiástica.

Gil Vicente queria atingir o fundo da questão, chegar ao íntimo do que o rodeava e do que o observava cotidianamente, buscava através de cada personagem denunciar através da fala, traços que caracterizam a sua posição social, usa suas obras para criticar a vida cotidiana da sociedade portuguesa de sua época e os diferentes grupos sociais.

Diante da crítica que o autor faz à sociedade portuguesa em sua época, pode-se dizer que a importância de sua obra está na atualidade de sua temática, uma vez que pode ser adaptada aos dias de hoje com personagens do nosso cotidiano. Essa temática nos faz refletir sobre o comportamento da sociedade do nosso tempo.

O objetivo central do estudo é mostrar a atualidade de suas obras como por exemplo O auto da Barca do Inferno no que se refere as questões da falta de justiça e de valores morais e religiosos, destacando as denúncias aos exploradores do povo a corrupção e o falso moralismo religioso.

O grande sonho é uma sociedade mais justa, sem corrupção, sem roubalheiras, onde todos os cidadãos tenham acesso à educação, moradia, saúde, lazer, trabalho e que possam sonhar com um futuro melhor.


Lindalva Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário