sábado, 14 de novembro de 2015

A aquisição da linguagem

PLANO DE AULA
Conteúdo: Teoria Gerativista de aquisição da linguagem
Público alvo: Alunos do Terceiro ano do Ensino Médio
Objetivos: O objetivo dessa aula é conhecer a teoria gerativista proposta por Chomsky, considerando o processo de aquisição da linguagem, ou seja, como crianças de um a quatro anos aprende a língua materna.
Recursos: necessário que os alunos tenham lido o artigo de SANTOS, Raquel "A aquisição da linguagem" In  Fiorin,  J.L introdução à linguística I e levem uma cópia do material para a aula .
Metodologia:
                 1.            Apresentação do texto, "A aquisição da linguagem" In  Fiorin,  J.L introdução à linguística I. Para compreensão da teoria gerativista.
2.         Apresentar aos alunos gravações de crianças de 1 a 4 anos, em processo de aquisição da linguagem. Logo após, os alunos deveram apresentar as principais observações a respeito das gravações, discutindo como eles acreditam que ocorre o processo de aquisição da língua materna.
3.          Aula expositiva, do texto proposto, fazer um debate com os alunos para que eles exponham suas opiniões a respeito das teorias acima, explicando se concordam ou não, contado sobre experiências que tiveram com crianças de 1 a 4 anos e como foi à aquisição da linguagem delas, se eles se lembram de algum ponto em comum.
Avaliação:
Os anos deveram realizar uma atividade em grupo, gravando crianças de 1 a 4 anos, evidenciando as principais observações de acordo com a teoria de Chomsky e apresentar o trabalho aos colegas.  Após a conclusão do trabalho em grupo, deveram escrever um texto individual, com síntese do assunto proposto e suas principais conclusões.

Bibliografia:

Livro Introdução à Linguística I - Fiorin, J.L. objetos teóricos. São Paulo: Contexto 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário