quinta-feira, 8 de outubro de 2015

APS- Diacronia e Sincronia

A linguística durante o século XIX era chamada de Linguística Comparativa e Histórica, porque se comparava fenômenos linguísticos em línguas distintas através da história a fim de encontrar entre elas raízes em comum e explicando como as línguas mudam através do tempo, Ferdinand de Saussure foi um dos mais importantes teóricos que ajudou no avanço da Linguística histórica e comparativa, seus trabalhos ajudaram em importantes avanços para Linguística, em seu Curso de Linguística Geral, com sua primeira edição em 1916, Saussure define quatro pares de conceitos chamados de dicotomias, que sintetizam a sua proposta para a criação de um objeto de estudo para a linguística.  As dicotômicas de Saussure são conhecidas como: sincronia versus diacronia; língua versus fala; significante versus significado e paradigma versus sintagma, essas quatro dicotomias devem ser definidas uma em relação à outra porque só fazem sentido se pensadas juntas.  Vamos apresentar a dicotomia sincronia versus diacronia dicotomia que estuda as mudanças da língua. 
 No século XIX, com a Linguística histórica e comparativa era possível classificar as línguas, tratando-as em grupo ou grau de parentesco, através de suas analises era possível perceber muitas semelhanças na língua e através dessas semelhanças era possível se chegar a uma língua anterior, com base na qual as diferentes línguas se originaram, logo através desse método era possível perceber o percurso histórico da língua e suas mudanças através do tempo. Essa linguística que trabalha com as mudanças linguísticas através do tempo foi chamada por Saussure de diacrônica na qual ele opõe a linguística sincronia, em que um determinado estado da língua é isolado de suas mudanças através do tempo.  
Abaixo, segue uma proposta de reflexão para os estudos dos tempos diacrônicos e sincrônicos.  

PLANO DE AULA 
CONTEÚDO: o estudo da língua nos tempos sincrônico e diacrônicos 
PÚBLICO-ALVO:Indicado para alunos do Terceiro ano do Ensino médio como proposta de revisão para o vestibular.  
Objetivos: 
Ø  Introduzir aos alunos quem foi Saussure e sua importância para a linguística. 
Ø  Mostrar como língua pode ser estudada pela linguística de forma diacrônica ou sincrônica 
Recursos: será necessário que os alunos tenham lido o artigo de Pietroforte " A Língua como objeto da linguística" In  Fiorin,  J.L introdução à linguística I e levem uma cópia do material para a aula  
Metodologia:
1.      Apresentação de textos de diferentes épocas para estudo da língua nos tempos diacrônico (dois períodos distintos) ou sincrônico (um único período) 
2.      Explicar através de slides a dirferença  entre diacronia e sinconia, através de  um quadro comparativo.
3.      Apresentar a tirinha anexo 1 para exemplificar. Anotar na lousa as possíveis hipósteses. Emseguida, fazer a mediação do que está correto nas respostas. É importante que os alunos façam uma análise diacrônica e sincrônica da variação linguística que segue na tirinha, percebendo que a tia que representa alguém mais velho,  tem um vocabulário informal que se representa tanta na fala quanto na escrita, enquanto o sobrinho, que pode ser representado por alguém mais novo, com forte influência da revolução tecnológica utiliza também um vocabulário informal, porém um vocabulário mais descolado, influenciado pela língua oral e como dito anteriormente próprio da redes sociais na internet, aqui podemos perceber que a diacronia se representa como essa mudança linguística aconteceu em diferentes épocas vividas tanto pela tia quanto pelo sobrinha, e sincronicamente o estudo da língua utilizada pelo sobrinho, o que influência essa mudança e se ela é adequada e até mesmo se ela poderá influenciar a língua formal utilizada hoje, perceber que expressões que antes eram utilizadas como inadequadas podem se tornar parte da língua formal e expressões antes formais pode ser consideradas antiquadas. 
 Avaliação: 
1. Fazer o Anexo 2 para entregar e individual.
2.Os alunos deveram fazer um relatório do capitulo que leram e entregarem no dia da avaliação bimestral. 
 Atividade proposta: 
Anexo 1:

Atividade avaliativa

Referencia bibliográfica: 
Atividade avaliativa -  http://www.rumoaoita.com/site/portugues/portugues-teoria/572-curso-variantes-da-linguagem-ita
Livro Introdução à Linguística I - Fiorin, J.L. objetos teóricos. São Paulo: Contexto 2011  

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